Home / Mundo Geek / Internet / Aplicativos para Influenciadores Digitais

Aplicativos para Influenciadores Digitais

No post de hoje, farei resenhas de vários aplicativos para influenciadores digitais. Será que valem a pena? Realmente ajudam? Para quem realmente são destinados os tais apps?

Mas para começar…

O que é um influenciador digital?

Influenciador digital é um termo recente que vem sendo utilizado para denominar pessoas com grande alcance de público nas mídias sociais. Um influenciador digital pode ser um blogueiro ou youtuber com muitos inscritos ou uma pessoa com muitos seguidores em seu perfil no Instagram, por exemplo. Enfim, o famosinho da internet.

Avisos

Antes de começar a compartilhar a minha experiência com os aplicativos para influenciadores digitais, eu preciso avisar que todos esses aplicativos NÃO tem como alvo o público brasileiro. Eu procurei muito um app voltado para a nossa região, mas não encontrei, então fui em busca de algum que fosse de alcance global.

Outra coisa importante que devo lembrar é que vou compartilhar aqui a MINHA experiência, ou seja, o que aconteceu comigo pode acontecer de outra forma com você!

São todos aplicativos para Android e vou deixar o link para download de todos os aplicativos na Play Store, caso você queira testá-los também 😉

Agora vamos aos aplicativos?

  • O primeiro da lista é o TRIBE

Tribe Influencer

CLIQUE AQUI para baixar o Tribe.

Descrição: o Tribe Influencer é um aplicativo “global” (guarde essas aspas na memória) para influenciadores. Lá é possível encontrar campanhas de marcas que, caso já seja consumidor, você pode fazer posts comentando sobre a marca e cobrar um valor por isso. Porém, você só recebe a quantia cobrada se o seu post for aprovado. O aplicativo possui uma tabela que indica uma média de preço a cobrar, de acordo com o número de seguidores que você tem, contando a partir de 3 mil seguidores.

O cadastro no Tribe é simples, porém você deve preencher o seu perfil corretamente e linkar o máximo de redes sociais possíveis para ter mais chances nas campanhas.

Minha opinião: sinceramente, o aplicativo tem tudo para ser um sucesso, pois é leve e de fácil navegação, mas possui muitos empecilhos para os usuários. O primeiro conflito se dá quando o app se diz “global” (por isso as aspas no início da descrição) porém é totalmente em inglês, o que já dificulta um pouco. Outra coisa curiosa é que o próprio app não tem uma relevância muito grande na internet, talvez justamente por não ser tão global assim… Entretanto, o pior desse app está nas campanhas. E não, elas não são ruins, porém atendem quase 100% a Austrália e Reino Unido, apenas 🙁 E mesmo que não fossem restritas a esses lugares, os patrocinadores das campanhas simplesmente não existem no Brasil, assim fica bem difícil conseguir usar os produtos e serviços para poder opinar sobre eles, né?

Eu espero mesmo que com o tempo o app cresça e expanda de verdade, para que influenciadores de outros países também possam participar.

  • O segundo aplicativo é o CANARD

Canard aplicativo

CLIQUE AQUI para baixar o Canard.

Descrição: esse aplicativo funciona de forma semelhante ao Tribe, porém é mais simples. Você faz um cadastro rápido, “conecta” suas redes sociais e escolhe a campanha da qual quer participar e quanto quer ganhar pela sua publicação. Simples assim.

Minha opinião: diferente do Tribe, o Canard não se diz global, por isso não me estranha encontrar campanhas exclusivas para os ingleses (esses estão bem de aplicativos para influenciadores, hein?). O que me incomodou nesse aplicativo é que ele não se conecta de verdade com as nossas redes sociais, nós apenas preenchemos nossos usernames lá. Isso dá a brecha para que pessoas mal intencionadas coloquem o username que quiserem! Apesar disso, o app não faz a contagem automática de seguidores, ele apenas tem um campo para você preencher quantos seguidores tem, e não especifica se é baseado em alguma rede social específica, o que nos leva a crer que seja no total de todas elas. Lá vamos nós consultar tudo que é rede social para somar isso (ou chutar um número aproximado, como eu fiz :p ). Outra coisa chata: o app parece que não é atualizado com a freqüência que deveria, então existem campanhas “vencidas” lá também 🙁

  • O terceiro app é o INFLUGENCY

Influgency aplicativo app

CLIQUE AQUI para baixar o Influgency.

Descrição: esse app também conta aquela velha história de pagamentos por postagem, campanhas, etc.

Minha opinião: nem tenho muito a dizer sobre esse app porque ele simplesmente não tem nada! Zero campanhas disponíveis e eu testei como se eu fosse de diversos países… Além disso, a conexão com o Facebook é bugada e não funciona.

  • O quarto aplicativo testado foi o OWA INFLUENCERS

owa influencers aplicativo app

CLIQUE AQUI para baixar o Owa Influencers.

Descrição: adivinha só? É A MESMA COISA DO INFLUGENCY!!! A mesma aparência, o mesmo método de preenchimento do perfil e claro, foram desenvolvidos pela mesma empresa. E também não tinha NADA. Decepção em dobro 🙁

E eu também descobri que esse não é o único clone do Influgency. Também um tal de InfluenceMENA que eu nem me dei o trabalho de testar.

  • O quinto aplicativo destinado aos influenciadores digitais é o REP

REP aplicativo app

CLIQUE AQUI para baixar o REP.

Descrição: o REP tem uma proposta diferente dos demais. Ele não tem campanhas, ele funciona como um canal de comunicação entre os influenciadores e as marcas que se cadastram por lá.

Minha opinião: eu curti a proposta desse app, porém gostaria que o perfil fosse mais personalizável. Além disso, a única rede social que é possível conectar é o Instagram. Mas, se você se vira com o inglês e tem um nicho definido como influenciador, pode ser que você consiga algum tipo de parceria com alguma “brand”. Caso isso não aconteça, você pode usar o app como uma ferramenta para ver o que está rolando no mundo dos influenciadores através dos perfis cadastrados lá.

  • O sexto app é o LIKES N BUCKS

LikesNBucks aplicativo app

CLIQUE AQUI para baixar o Likes N Bucks.

Descrição: o LikesNBucks também é do tipo campanhas de marcas que pagam por postagem.

Minha opinião: esse até que tem campanhas que aparentam ser globais, mas o foco está na Índia. Tem umas campanhas bem estranhas, como as de exames médicos (e quem for participar ainda tem que ir até a clínica).

  • O sétimo e último aplicativo testado foi o INFLUENSTER

Influenster

CLIQUE AQUI para baixar o Influenster.

Descrição: a Influenster é uma comunidade para influenciadores que gostam de testar coisas e compartilhar sua opinião. Quando você escreve uma resenha sobre algum produto que já usou, vai desbloqueando medalhas que podem deixar seu perfil mais interessante e quem sabe, não chega na sua casa uma caixinha cheia de coisas para você testar e compartilhar com seus seguidores? Eles também tem descontos exclusivos em algumas lojas! No Influenster você conecta suas redes sociais e vai aumentando seu Impact Score, porém, uma alta pontuação não é garantia de recebimento de produtos. Existem divergências se eles entregam ou não no Brasil.

Minha Opinião: o aplicativo é bem legal e bonito, mas é todo em inglês. Eu gostaria que fosse possível ter mais interação entre os usuários, mas é bem difícil contactar alguém através do app. Se você gosta de comprar em lojas gringas online, vale a pena participar pelos descontos que variam de 5 a 50% ou, dependendo do serviço, é oferecido um período de teste ou coisa semelhante.

Conclusão

Enfim, acho que podemos concluir que os influenciadores digitais brasileiros, por mais que causem impacto nacionalmente, ainda não chamam tanto a atenção no exterior (ou pelo menos não a atenção dessas empresas, né). Ficaremos esperando que as facilidades da comunicação entre os influenciadores e as empresas cheguem no nosso país dessa maneira.

Espero que esse post ajude quem esteja procurando por esse tipo de aplicativo, caso agrade, posso fazer uma parte dois 😉

Comments

comments

About Raissa

Check Also

Dia dos Namorados youtube

Dia dos Namorados: casais de youtubers para se inspirar

Enfim, o Dia dos Namorados chegou e eu venho com a parte 2, com casais …

8 comments

  1. Olá, os aplicativos são até interessantes, mas sou IOS e não Android ahahaha
    Além disso, gostei, e não conhecia alguns!
    Beijinhos 🙂

  2. Eu não conhecia esses apps e achei muito interessante a função deles, até favoritei o post porque depois quero escolher por qual deles vou começar. Parabéns pelo post, foi muito útil pra mim. Adorei!!!

    • Que ótimo que esse post te agradou, Ana 😀
      Espero que você tenha uma boa experiência com o app que escolher testar!
      Muito obrigada <3
      Beijo :*

  3. ADOREI a ideia desse post! Sinceramente, eu nem sabia da existência de nenhum deles… Pelo visto entre os apps de depoimentos o Tribe parece ser o melhor, ainda que não seja realmente global… Gostei bastante da proposta, depois vou testar nem que seja só por testar mesmo!
    Eu nunca usei esse tipo de aplicativo, mas sou cadastrada em sites como o The Insiders Brasil… Geralmente só me cadastro nas campanhas que acho que realmente posso dar uma resposta descente pra marca, não sei se isso é fazer o certo ou deixar oportunidades passar, mas já recebi coisinhas que amei e isso que importa, hahaha!

    • Que bom que curtiu o post, Luly! <3
      Testa aí e depois me conta como foi a sua experiência!
      Eu acho muito importante ter essa consciência em participar das campanhas que realmente tem a ver com a gente, pois infelizmente, muita gente por aí só pensa no "ganhar coisas" né? :/

      Beijo :*

  4. Não conhecia nenhum desses app que você citou na postagem. Pelo que li a ideia deles são boas até para facilitar a vida da marca e do influenciador, uma pena que não seja algo que se apliquei aqui no Brasil e funcione tão bem pelo visto.

    • É verdade, An Carol 🙁
      Espero que as empresas que atuam no Brasil, um dia deem esse passo a frente na comunicação com aquelas pessoas que na verdade são quem passa a credibilidade para os consumidores!

      Um beijo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *